Twitter lança Moments, novo recurso para monitorar eventos

Hoje, a empresa lançou um recurso fundamental para se tornar mais compreensível para os menos adeptos

O recém-chegado CEO da Twitter Inc., Jack Dorsey, diz que a chave para a recuperação da empresa é tornar seu produto mais compreensível para os menos adeptos.

Nesta terça-feira, a rede social lançou um recurso fundamental para esse plano.

O novo produto, chamado Moments, organiza a avalanche de informações que flui no Twitter sobre acontecimentos importantes, como grandes jogos, entregas de prêmios de entretenimento, notícias de última hora ou simples memes culturais.

Trata-se de um projeto muito aguardado que tem o objetivo de ajudar as pessoas a ver com mais facilidade as informações que chegam por meio do Twitter.

O Moments enfatiza a posição do Twitter como uma rede de notícias na era digital. Embora a rede social muitas vezes saia na frente em termos de detalhes sobre grandes acontecimentos globais, as informações podem ser difíceis de acompanhar para aqueles que não estão familiarizados com o formato focado no texto e no fluxo de consciência.

As pessoas utilizam o Twitter “seguindo” outras contas, o que permite que os usuários personalizem o produto em torno de interesses específicos, mas isso também significa deixar passar as coisas que estão sendo ditas por aqueles que não são acompanhados.

Com a ferramenta Moments, o Twitter usará editores humanos e um algoritmo para reunir publicações sobre eventos específicos — como a cerimônia do Oscar ou um debate político — para que os usuários possam começar a acompanhar rapidamente.

“Nós sabemos que encontrar esses momentos só no Twitter pode ser um desafio, especialmente se você não seguia certas contas”, disse Madhu Muthukumar, gerente de produto do Moments, em uma postagem de blog. “O Moments ajuda você a encontrar facilmente o que há de melhor no Twitter, clicando em um ícone — independentemente de quem você segue”.

O produto, iniciado durante a gestão do ex-CEO Dick Costolo, testará a capacidade de Dorsey de atrair um público mais amplo.

O crescimento do número de usuários estagnou nos últimos trimestres e as ações da empresa caíram 22 por cento neste ano porque os investidores estão questionando as perspectivas de longo prazo do Twitter. Centenas de milhões de contas do Twitter estão adormecidas ou são usadas raramente, segundo uma análise do Wells Fargo.

Campanha de marketing

O Twitter está montando uma campanha de marketing para promover o Moments, algo feito em raras oportunidades para anúncios de produtos. O recurso será disponibilizado primeiro nos EUA como uma nova aba dentro dos aplicativos do Twitter para iPhone e Android e também no site principal para computadores. Ele terá seções com tópicos como entretenimento e esportes.

A empresa com sede em São Francisco vem montando uma equipe de organizadores para peneirar o Twitter em busca de postagens notáveis. Também contribuirão parceiros do projeto, como Bleacher Report, Buzzfeed, Entertainment Weekly, Fox News, Getty Images, Mashable, Nasa, New York Times, Vogue e Washington Post.

Dorsey apresentou o Moments, conhecido internamente como Project Lightning, em uma teleconferência, na segunda-feira, organizada para anunciar seu retorno permanente ao cargo de CEO, dizendo que o recurso faz parte de uma série de mudanças que a empresa realizará para simplificar o Twitter e atrair novos usuários.

“O Project Lightning é uma dessas oportunidades para garantir de fato que possamos mostrar exatamente o que está acontecendo no mundo de uma forma bastante contextualizada”, disse Dorsey.

O produto também permite que o Twitter venda mais anúncios além das típicas mensagens “tuítes promovidos” que aparecem na linha do tempo do usuário.

As pessoas que visualizam os novos anúncios não precisam ser usuários regulares do Twitter, o que abre novas possibilidades de receita, como o streaming de programas simultâneo à exibição na televisão e o decorrente compartilhamento das receitas publicitárias com as emissoras — uma opção que poderia funcionar para entregas de prêmios e eventos esportivos, disseram fontes informadas sobre o projeto.

A empresa também poderia ter publicidades em fotos e vídeos em um formato maior ou possibilitar que uma empresa patrocine a transmissão de um evento.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s