USP ganha centro de desenvolvimento de aplicativos

Novo laboratório oferecerá cursos livres e intensivos de criação de soluções móveis e empreendedorismo

São Paulo – Quem quer aprender a desenvolver um negócio com base em aplicativos já pode procurar por essa capacitação na Universidade de São Paulo. Nesta semana, o Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica inaugurou um centro de treinamento tecnológico para estimular a criação de soluções móveis, bem como a iniciativa empreendedora dos estudantes. 

Chamado Ocean USP, o laboratório será usado para o ensino do desenvolvimento de hardware de aparelhos como smartphones, assim como para a aprendizagem sobre a programação de apps para os sistemas Android e Tizen – presente nas TVs e relógios da Samsung. A universidade informa que o espaço também é palco para a criação de jogos, que são aplicativos populares entre jovens. 

O novo centro tecnológico oferecerá cursos livres e intensivos sobre temas variados, que abrangem assuntos como práticas de negócios, planejamento, gestão de projetos e marketing.  Um novo curso de destaque oferecido no centro de capacitação será voltado para a criação de soluções para internet das coisas, o que envolve aplicativos para produtos como TVs e geladeiras.  

O Ocean USP é o resultado de uma parceria entre a universidade e a Samsung, que visa aproximar academia e mercado de uma maneira que gere bons frutos para os dois lados. Ao mesmo tempo que os estudantes podem ser orientados com base no que o mercado pede, fica mais fácil para a fabricante detectar e contratar jovens com projetos inovadores. 

Ocean: centro de desenvolvimento de apps tem parceria com a Samsung (Divulgação/Samsung)

Antes, o Ocean era um centro de treinamento que ficava na Avenida Faria Lima, em São Paulo. Levá-lo para dentro da universidade é uma medida que facilita o acesso de estudantes interessados em aprender mais sobre o mercado para aplicativos, games e hardware. 

“Essa iniciativa dos professores do Departamento de Engenharia de Produção em conjunto com a Samsung é mais um passo da escola no sentido de formar gente para o sistema produtivo. Principalmente de formar gente que transforme o sistema produtivo”, afirmou o professor doutor José Roberto Castilho Piqueira, que é o diretor da Escola Politécnica da USP, durante a cerimônia de lançamento do Ocean. 

Esta não é a primeira vez que a Samsung se aproxima de universidades desta maneira. A companhia sul-coreana já tem uma parceria semelhante com a Universidade Estadual do Amazonas. Combinando as atividades realizadas nos dois centros de capacitação ao longo dos últimos dois anos, foram realizados mais de 1.000 treinamentos e cursos gratuitos para mais de 25.000 pessoas.  

“A Samsung quer fomentar uma base de inovadores aqui no Brasil. Essa parceria com a USP nos permite unir o talento e a criatividade dos alunos da universidade com os da comunidade de desenvolvedores que estava conosco no espaço anterior do Ocean, com o objetivo de expandir todo esse conhecimento junto ao DNA inovador da Samsung”, afirmou Gabriel Farias, diretor de inovação da Samsung para a América Latina.  

A agenda completa dos cursos pode ser acessada no site do Ocean USP, bem como por meio do aplicativo Ocean, disponível na Google Play Store para smartphones com sistema Android. 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s