Vale a pena comprar o iPhone 6s? Veja opiniões de críticos

Os novos iPhones começaram a ser vendidos hoje em alguns países. Antes de eles serem comercializados no Brasil, a EXAME.com mostra o que eles têm de bacana

São Paulo – A nova geração do iPhone começou a ser vendida hoje no exterior. Com a chegada do produto, a imprensa já publica suas primerias impressões do produto.

O iPhone 6s não se difere muito do modelo anterior — característica comum nas gerações acompanhadas do “s”. As principais mudanças foram internas e, apesar de específicas, elas chamaram (e muito) a atenção dos críticos.

O site The Verge testou o smartphone da Apple e afirmou que “se você está pensando em comprar um novo telefone e não tem nada mais velho do que um iPhone 6, você deve comprar um iPhone 6S Plus. É o melhor iPhone de todos os tempos e é agora o melhor celular no mercado”.

Quem tem a mesma opinião é Walt Mossberg, uma das maiores referências do jornalismo de tecnologia. “Eu acredito que os 6s é a melhor versão do melhor smartphone no mercado”.

No entanto, ele e o próprio The Verge pontuam que se o usuário tem um iPhone 6, ele pode não achar os novos recursos tão interessantes para comprar a nova versão. Assim, é melhor esperar pelo iPhone 7.

Para o site CNET e os outros meios de comunicação, as principais transformações podem ser vistas nas câmeras, no processador, no metal usado e na Siri. Veja a seguir o que eles acharam de cada uma destas especificidades do iPhone 6s.

Design: tudo do mesmo

O design da nova geração é basicamente igual ao de sua versão interior. A grande novidades é uma nova cor, a rosé gold – uma maneira extravagante para falar cor de rosa.

O novo iPhone é um pouco mais pesado, com 143 gramas, do que sua versão antiga, de 129 gramas. O iPhone 6s Plus é 20 gramas mais pesado do que o Plus.

A mudança é em função do novo material, o alumínio série 7000. Ele é mais resistente e pretende dar fim aos casos de entortamento. Além disso, a tela de vidro está reforçada para aguentar a pressão da ferramenta 3D Touch.

Aparentemente, a tela do iPhone 6s Plus é bem resistente. O canal TechSmartt, do YouTube, fez um teste de resistência a quedas com o iPhone 6s. No vídeo (em inglês), o jovem derruba o iPhone 6s Plus, com sua tela virada para baixo, de uma altura de quase dois metros e nada acontece.

Pode ser apenas um golpe de sorte ou a Apple caprichou na proteção de seu novo iPhone.

3D Touch

O 3D Touch é o recurso mais interessante do iPhone 6s. A Apple explica que os sensores da tela podem dizer a profundidade do clique. Com pressões diferentes, o iPhone responde de forma diferentes.

Ele servirá para mostrar pequenos menus em ícones de apps, amostras de imagens, e-mails ou sites. Para o site Mashable, o recurso pode se tornar extremamente útil com o tempo de utilização: “Uma vez que você o usa, você não vai conseguir parar.”

O site The Verge, no entanto, ressalta que é preciso que as desenvolvedoras adotem o recurso. Caso contrário, ele terá pouca utilidade.

Para Mossberg, há outro problema relacionado ao 3D Touch. “No início, eu pressionei muito levemente em um ícone e eu acabei acionando o modo onde todos os ícones se mexem para que você possa eliminar ou movê-los”.

Ele conta que uma maneira de arrumar esta falha é ajustando a sensibilidade do 3D Touch na seção “Acessibilidade” nas configurações do iPhone 6s.

Câmeras poderosas

Outra mudança importante é das câmeras. A frontal agora tem 5 megapixels e um função que ilumina a tela quando o usuário está em um local com baixa luminosidade.

A câmera traseira aumentou de 8 megapixels para 12 megapixels. Além disso, o autofoco está ainda melhor e as cores estão ainda mais vibrantes, segundo o site CNET.

Ela ainda traz um novo recurso, as live photos. O modo captura 1,5 segundo extra de áudio e vídeo antes e depois da foto ser realmente tirada. É possível ver as imagens se moverem usando um toque forte do 3D Touch.

De acordo com o The Verge, apps como Vine e Instagram já compartilham pequenos vídeos, o que tira um pouco da importância das live photos. Além disso, as imagens do live photos ocupam o dobro de espaço das fotos normais.

A última novidade relacionada à câmera é a chegada da filmagem em resolução 4K. A escolha é controversa. Poucos dispositivos são capazes de reproduzir em 4K. Para piorar, os vídeos consomem muito espaço de armazenamento do dispositivo.

(Divulgação/Apple)

Processador veloz e bateria

Os iPhone 6s e iPhone 6s Plus chegam com o novo processador, o A9. Segundo a Apple, ele é 70% mais rápido do que o A8. De acordo com um teste feito pelo Mashable, o tempo para ligar o iPhone caiu. O iPhone 6s demora 16,47 segundos, enquanto o iPhone 6 demora 18,31 segundos.

Quando o assunto é bateria, não espere por uma revolução. O 6s tem as mesmas expectativas de bateria do iPhone 6: 10 a 11 horas de navegação na web ou 10 horas de reprodução de vídeo em HD.

Na verdade, o novo iPhone tem uma bateria um pouco menor, para que haja espaço extra para novas tecnologias, como o 3D Touch.

De acordo com Mossberg, a bateria não deixou a desejar. “Em duas semanas de uso mais pesado do que o normal,o iPhone 6s nunca morreu antes de o meu dia terminar”, disse ao site Re/Code.

Preços

Os iPhone 6s e iPhone 6s Plus começaram a ser vendidos em 12 países: Austrália, China, EUA, França, Canadá, Japão, Alemanha, Porto Rico, Hong Kong, Reino Unidos e Singapura.

Nos Estados Unidos, o 6S de 16 GB desbloqueado sai por 649 dólares. Ainda não há previsão de quando os novos modelos serão vendidos no Brasil e seu preço em reais ainda não foi divulgado pela Apple.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s