Veja o tamanho assustador do maior coração do mundo

Uma baleia-azul foi dissecada e seu coração foi retirado para ser preservado e estudado. Ele será exposto no Museu Real de Ontario, no Canadá

São Paulo – Cientistas do Museu Real de Ontario, no Canadá, dissecaram uma baleia-azul e revelaram imagens de como é o maior coração do mundo.

É esperado que um animal com 23,3 metros de comprimento e pesando cerca de 180 toneladas tenha órgãos gigantescos. No entanto, o tamanho de seu coração surpreende.

Ele tem 180 quilos, 1,5 metro de comprimento e, quando estava em ação, bombeava cerca de 60 galões de sangue (220 litros) por batimento cardíaco. Para vias de comparação, o coração humano tem, em média, 12 cm e pesa cerca de 340 gramas.

Este é o primeiro coração de baleia-azul a ser anatomicamente preservado para exposição e estudo, disse Jacqueline Miller, uma das pesquisadoras do museu, em um vídeo veiculado pela rede de televisão americana PBS.

O animal foi encontrado morto em Newfoundland, no Canadá. Os cientistas o dissecaram e precisaram de quatro pessoas para retirar o coração de sua cavidade torácica.

Depois disso, eles congelaram o coração em um armazém durante um ano. No mês passado, o coração foi removida da câmara gelada e, agora, Miller e seus colegas estão tampando as numerosas artérias e bombeando cerca de mil litros de formol — substância que preserva restos mortais — no órgão.

Após uma semana de banho de formol, o coração vai ser desidratado com acetona e cheio com silicone. Quando o silicone endurecer, o órgão estará totalmente preservado. Ele será exibido no museu junto com o esqueleto da baleia.

A baleia-azul é uma espécie em perigo. Não mais do que 12 mil delas habitam os oceanos. Quando elas morrem, seus corpos chegam ao fundo do mar e proporcionam um grande banquete para os outros animais. 

Veja o vídeo abaixo (em inglês) com as imagens da baleia-azul e de seu coração:

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s