Vídeos mostram como celular também pode projetar hologramas

Você só precisa de papel quadriculado, caneta, estilete, cola, fita adesiva e uma caixinha de CD

São Paulo – Assim como diversos outros elementos presentes em Star Wars, a mensagem holográfica da princesa Leia reproduzida por R2-D2 parece coisa de um futuro bem distante. Mas sabia que seu celular também é capaz de exibir um holograma?

Ou melhor, quase isso – e tudo que você precisa ter em mãos é uma folha de papel quadriculado, uma caneta, um estilete, quatro pedaços de uma caixinha transparente de CD, fita adesiva e cola.

Quem ensinam são os youtubers Mrwhosetheboss e American Hacker, que ilustraram a experiência em vídeos bem curtos.

Pelos tutoriais, é preciso antes de tudo desenhar um trapézio com base de 6 centímetros, laterais de 3,5 cm e topo de 1 cm no papel quadriculado – ou em alguma folha normal, caso você tenha os instrumentos certos ou um pouco mais de noção.

Veja abaixo os clipes, que se diferenciam por alguns detalhes:

A ideia é recortar o desenho e usá-lo como molde na caixa de CDs, criando quatro trapézios de plástico a partir da capinha.

Eles devem ser colados um no outro com a ajuda de fita adesiva e super cola, formando uma espécie de pirâmide sem a parte de cima.

É essa estrutura que gera o “holograma” quando o smartphone reproduz um vídeo feito especialmente para isso – esse aqui, por exemplo, que traz borboletas, tubarões e outros elementos animados.

O projetor também pode ser feito com moldes maiores e até usado em cima de uma TV, e nada impede que alguém recrie a mensagem da princesa Leia para ser reproduzida usando essa técnica.

O resultado, aliás, não é exatamente um holograma, e sim um “reflexo”, criado com a mesma técnica que os produtores usaram para criar o Tupac “holográfico” que apareceu no festival de música Coachella, em 2012 (abaixo).

O método de ilusão baseado em reflexos e espelhos é chamado de fantasma de Pepper, e também foi utilizado um show póstumo do brasileiro Renato Russo e em diversas apresentações das Vocaloids, muito populares no Japão.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s