Você pode ajudar a pesquisa da cura do câncer enquanto dorme

Com o aparelho na tomada, um app responde a hipóteses científicas sobre a cura da doença

São Paulo – O seu smartphone pode ajudar a pesquisa da cura do câncer enquanto você dorme. Para isso, é preciso instalar o aplicativo DreamLab, ativá-lo, colocar o aparelho na tomada e ir para a cama.

Ao longo da noite, seu smartphone recebe tarefas matemáticas de sequenciamento genético direto do Instituto de Pesquisa Médica de Garvan, da Austrália, que busca uma cura para a doença.

“Há muitas perguntas que gostaríamos de fazer, mas algumas delas precisam de tanto poder computacional que isso seria muito caro ou levaria muitos anos. O DreamLab nos dá acesso gratuito a um supercomputador virtual que acelera a pesquisa do câncer, dando mais esperança aos pacientes e suas famílias”, escreve o Dr. Warren Kaplan, do Instituto Garvan.

A iniciativa surgiu por meio de uma parceria entre o instituto e a operadora britânica Vodafone. Segundo a empresa, se 1.000 pessoas usarem o app, o quebra-cabeças da busca pela cura do câncer pode ser resolvido até 30 vezes mais rápido. Como já são mais de 20.000 usuários, a velocidade da pesquisa já aumentou mais de 700 vezes.

A operadora não cobra pelo tráfego de dados na Inglaterra, mas, no Brasil, é recomendável estar conectado a uma rede Wi-Fi para evitar surpresas na conta.

Quando acessamos o app, vemos uma lista de opções em inglês, que são referentes a câncer de mama, câncer de ovário, câncer pancreático e câncer de próstata. Você pode escolher uma das doenças (ou todas elas) para emprestar a capacidade computacional do seu smartphone. Também dá para limitar a quantidade de dados de internet que será usada – mesmo no Wi-Fi.

O aplicativo, por enquanto, só está disponível para aparelhos com sistema Android. Uma versão para iOS está em fase de desenvolvimento. Esta não é a primeira vez que um app ajuda em pesquisas científicas. Em 2014, um jogo da Cancer Reasearch UK fazia algo semelhante.

Confira o vídeo de divulgação do DreamLab a seguir.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s