Olimpíada Brasileira de Robótica volta a SP com provas abertas ao público

Competição acontece sábado, dia 8 de agosto, no Centro Universitário da FEI, em São Bernardo do Campo

No próximo sábado (8) acontecerá a etapa estadual paulista da 9ª edição da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). A competição, que avalia o desempenho de robôs feitos por alunos de ensinos fundamental e médio, poderá ser assistida pelo público em geral, com entrada gratuita. Terá início às 9 horas e o local escolhido, como nas edições anteriores, é o Centro Universitário da FEI, em São Bernardo do Campo, Grande São Paulo. 

Os robôs, construídos por alunos de escolas públicas e privadas, são autônomos e de pequeno porte. No desafio, as máquinas devem seguir um circuito linear repleto de obstáculos – sejam lombadas, objetos a serem transpassados ou mesmo intervalos dessa linha, para confundir os leitores ópticos dos robôs – até alcançar uma sala onde estão bolinhas de isopor, que devem ser depositadas em uma área restrita. No meio do caminho, uma rampa de acesso. As missões, variáveis em seis tipos de circuitos diferentes, simulam o resgate de uma vítima hipotética, em meio a um ambiente hostil. Este ano, alguns obstáculos mudaram, assim como a “vítima” da história – ano passado eram latinhas, ao invés de bolinhas.

As 120 equipes selecionadas por etapas regionais anteriores disputarão por até seis vagas na etapa nacional da OBR, que acontecerá de 28 de outubro a 1º de novembro, em Uberlândia, Minas Gerais. Na etapa nacional concorrerão ao todo 80 equipes, 40 do nível 1 (alunos do Ensino Fundamental, menor dificuldade) e 40 do nível 2 (alunos do Ensino Médio, maior dificuldade).

“Acreditamos que essa é a tecnologia do futuro e não estou falando de robôs industriais, falo de robôs domésticos, que vão realizar um monte de tarefas sozinhos, em nossas casas. Então nossa ideia é fazer uma competição que siga essa condição”, disse a INFO Flávio Tonidandel, professor de Ciência da Computação da FEI, e coordenador geral da OBR.

Este ano, a OBR teve recorde de inscrições. Só no estado de São Paulo foram 550 equipes inscritas, contra 350 ano passado, e, no Brasil, um total de 2 500 equipes. A INFO acompanhou as etapas regionais da cidade de São Paulo em junho. A equipe representada pelo robô Roboson de Higgs é uma das classificadas para a etapa estadual. 

Lembrando que a OBR também possui uma etapa teórica, independente das competições, que pode ser feita por qualquer aluno, na sala de aula da escola interessada. Este ano a prova acontecerá em 21 de agosto, em todo o território nacional, e dá direito a medalhas e certificados.

 

Etapa Estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica – OBR 2015

Dia 8 de agosto, às 9h
Ginásio Poliesportivo da FEI: Avenida Humberto de Alencar Castelo Branco, 3.972 – São Bernardo do Campo – SP
Aberto ao Público

 

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s