Volkswagen engana teste de emissões de carbono com software

Programa foi instalado em por volta de 11 milhões de veículos

A Agência de Proteção Ambiental (EPA) dos EUA determinou, na última sexta feira (18), que a Volkswagen fizesse o recall de 500 mil veículos vendidos nos EUA por fraudarem testes de emissões de carbono. Um software instalado nos veículos conseguia determinar quando um teste estava sendo feito e consumia menos combustível, de forma a reduzir a emissão de gases poluentes, efetivamente enganando o teste da EPA.

De acordo com a agência, os valores verdadeiros de emissão de óxido de nitrogênio dos veículos da marca são entre 10 e 40 vezes maiores do que o permitido pela EPA. Em todo o mundo, a fraude atinge 11 milhões de veículos a diesel das marcas Volkswagen e de outra empresa do grupo, a Audi.

As ações da Volkswagen caíram vertiginosamente desde o anúncio de sexta feira. No último dia 18 o preço das ações havia fechado em 162,20 dólares e no fechamento da terça-feira (22) chegaram a 107,05 dólares, totalizando uma queda de 34% em quatro dias.

A Volkswagen anunciou ter separado 6,5 bilhões de euros para cobrir “reparos e financiar outros esforços para ganhar novamente a confiança de nossos consumidores”. Nos EUA, as multas recebidas pela empresa podem chegar a 18 bilhões de dólares e, embora nenhuma agência reguladora da Europa ainda tenha multado a Volkswagen, um porta-voz da União Européia disse ao Wall Street Journal que estas agências se encontrariam “em breve” para lidar com o problema.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s