Xperia X tem dois dos três itens mais desejados no Brasil

logo-infolab

São Paulo — A Sony é uma marca de luxo e, como não poderia deixar de ser, também posiciona assim os seus produtos. Esse é o caso do Xperia X.  O aparelho premium chama a atenção pelo visual e tem configuração de hardware que o coloca no topo da gama intermediária, um pouco abaixo de produtos topo de linha como o iPhone 6s ou o Galaxy S7 edge.

Design

O design do Xperia X é, de longe, o principal atrativo do smartphone. Ele ficou com visual muito mais clean do que os produtos anteriores da Sony. Não há nada além da palavra “Xperia” escrita na parte de trás, que é revestida de alumínio, e isso é lindo.

Quase 70% da parte frontal do smartphone é ocupada pela tela. Com isso, mesmo com o display de 5 polegadas, ele se encaixa bem na mão do usuário. Isso acontece, especialmente devido à (quase) ausência de bordas nas laterais. 

Há botões na lateral direita que permitem controlar volume, bloqueio de tela e ativação do aplicativo de câmera. À esquerda do aparelho, fica o slot que permite o uso de dois cartões SIM e um cartão microSD.

O botão de desbloqueio do gadget tem leitor de impressões digitais. Diferentemente dos demais concorrentes, o sensor fica na lateral do smartphone. A detecção biométria foi veloz e precisa nos nossos testes.

Com resolução Full HD, a tela do Xperia X tem 5 polegadas. Este é um dos itens mais desejados dos brasileiros em smartphones, de acordo com um estudo realizado pela consultoria GfK.

Câmeras

As câmeras do Xperia X têm 23 MP e 13 MP (traseira e frontal, respectivamente). As imagens apresentam resultados razoáveis sob luz natural moderada (em um dia parcialmente nublado, por exemplo). 

Quando fotografamos uma paisagem nessas condições, um dos problemas mais antigos dos smartphones da Sony se apresenta. As fotos ficam esbranquiçadas. Isso é, provavelmente, um problema de pós-processamento de imagem. Isso explicaria porque o mesmo não acontece quando gravamos um vídeo com o Xperia X.

O problema também se apresentou quando tentamos tirar uma selfie com a câmera frontal em um ambiente fechado e iluminado com luz artificial.

Portanto, como os brasileiros desejam que seus smartphones tenham câmeras de qualidade, o Xperia X poderia ser melhor nesse quesito. Como não é, ele deixa de atender um dos desejos dos consumidores no país.

Configuração

O conjunto de hardware do Xperia X envolve um processador Qualcomm Snapdragon 650 hexa-core, 3 GB de memória RAM e 64 GB de armazenamento interno. 

Com essa configuração, o dispositivo pode atender bem ao usuário que não demanda muito do aparelho. Dá para navegar pela web, tirar fotos, checar as atualizações das redes sociais, instalar alguns apps e ver vídeos sem enfrentar problemas.

No entanto, usuários mais exigentes podem sentir falta de um pouco mais de memória RAM ou de uma melhor gestão multitarefa.

Nos benchmarks, o Xperia X surpreendeu ao derrotar o Moto X Force, da Lenovo, que tem um processador da linha 800 da Qualcomm do ano passado. 

AnTuTu (em pontos) Barras maiores indicam melhor desempenho
Xperia X 75458
Moto X Force 75272
Basemark OS II (em pontos) Barras maiores indicam melhor desempenho
Xperia X 1586
Moto X Force 1161
Vellamo (em pontos) Barras maiores indicam melhor desempenho
Xperia X 4904
Moto X Force 3817
Geekbench 3 (em pontos) Barras maiores indicam melhor desempenho
Xperia X 3738
Moto X Force 3639

No Xperia X, há suporte para a rede 4G, que também está entre os requisitos do consumidor brasileiro para um bom smartphone. Ponto para a Sony. 

Bateria

Era de se esperar que um smartphone que não tem uma configuração de hardware de primeira linha não consumisse tanta energia. Para nossa surpresa, não foi bem isso que vimos nos testes do INFOlab. A simulação de uso intenso com o aparelho durou quatro horas e meia. 

Por outro lado, é importante lembrar que há modos de economia de bateria bem interessantes nos smartphones da Sony. O modo Stamina desativa muitos dos recursos quando o aparelho está em repouso, ou seja, com a tela apagada, sem uso. Já o modo Ultra Stamina transforma o produto em um celular à moda antiga, sem acesso à internet, somente a ferramentas básicas, como calculadora e câmera. 

Sistema

O sistema Android Marshmallow do Xperia X tem uma personalização de interface relativamente leve. Há apps pré-instalados feitos pela própria Sony, como um de integração ao PlayStation, um editor de vídeo e um rastreador de músicas, bem ao estilo Shaazam. 

Algo bacana é que na pasta que mostra todos os apps instalados há uma seção, à esquerda, que mostra sugestões dos mais usados. Isso agiliza a vida de quem não gosta de organizar a tela inicial do smartphone ou procurar o aplicativo certo entre os mais de 30 que os brasileiros usam, em média.

Vale a pena?

Considerando o desempenho geral do produto frente ao seu preço, o Xperia X se mostra como um artigo de luxo. Ele é um smartphone bom, mas que não é topo de linha. Tem um design excelente, mas uma duração de bateria questionável. Ele tem uma tela grande e de boa qualidade, mas deixa a desejar nas câmeras. E há o suporte para a rede 4G, o que faz a balança pesar ao seu favor. Portanto, o Xperia X é um ótimo smartphone para quem é fã dos produtos da Sony, costuma tirar fotos ao ar livre e tem uma tomada ou bateria portátil sempre por perto.

Ficha técnica

Processador Qualcomm Snapdragon 650 (MSM8956)
CPU Dual-core 1.8 GHz Cortex-A72 e quad-core 1.4 GHz Cortex-A53
GPU Adreno 510
RAM 3 GB
Armazenamento 32 GB + microSD
Conexões 4G, Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac, dual-band, Wi-Fi Direct, DLNA, hotspot, Bluetooth 4.2, NFC
Tela 5” Full HD
Peso 153 g
Bateria 2620 mAh
Câmeras 23 MP e 13 MP

Avaliação técnica

Prós Ótimo design, sensor de digitais, suporte para dois chips.
Contras Bateria de curta duração em uso intenso, pós-processamento de imagem deveria ser melhor.
Conclusão Smartphone que mira no segmento de luxo.
Configuração 8.0
Usabilidade 8.3
Foto 8.4
Bateria 5.0
Design 9.5
Média 7.5
Preço R$ 3.799

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s