Xperia Z5 Premium tem tela descomunal e design polido

logo-infolab

São Paulo – O Xperia Z5 Premium tem um recurso ainda sem igual no mercado: uma tela com resolução 4K. Fora isso, o smartphone conta com configuração de hardware de alta performance e mantém o padrão de design adotado pela Sony na linha Z nos últimos anos.  

 http://videos.abril.com.br/exame/id/6dad0d1fef3fc76d9be197e3b36c19ce?autoplay=true&startoutput=720p

Design 

No estilo retangular de sempre, o Xperia Z5 Premium é mais espesso do que os seus antecessores, em parte, por conta da sua tela de resolução incomum para um smartphone.  

A ergonomia do aparelho continua similar à das edições anteriores da linha mais importante da Sony. Ou seja, ele não conta com as curvas laterais que fazem smartphones de outras fabricantes se encaixarem bem na mão do usuário, como acontece nos produtos da Motorola, por exemplo.  

A tampa traseira é fixa e plana, o que dá refinamento visual ao produto. No manuseio diário, porém, marcas de dedos aparecem com facilidade. 

A tela do Z5 Premium é ótima para vermos vídeos em altíssima resolução, por mais que conteúdos desse tipo não sejam abundantes em plataformas de streaming, como YouTube ou Netflix. O interessante é que ele tem a tecnologia chamada upscaling, que melhora as imagens de vídeos em Full HD para que você tire proveito da tela na maioria dos casos. 

Faz muita diferença ter uma tela 4K em um smartphone? Se você for ver muitos vídeos no aparelho e tem uma boa velocidade média de internet banda larga, sim. Dá, por exemplo, para ver House of Cards ou vídeos específicos do YouTube com qualidade máxima, o que é especialmente útil se você não tiver uma TV 4K em casa.

Câmera 

As câmeras do Z5 Premium representam uma melhoria considerável em relação aos modelos anteriores.  

A câmera principal tem 23 MP e tem a capacidade focar em uma imagem em 0,03 segundo, segundo a Sony. Nos testes do INFOlab, foi possível constatar que ela, de fato, é uma boa câmera para fotografia de rua ou para aqueles momentos em que precisamos registrar uma foto rapidamente para não perder a cena — e, para isso, o botão físico de ativação da câmera é uma grande ajuda.  

O nível de ruído das fotografias foi baixo em ambientes internos e elas apresentaram boa definição até mesmo nos detalhes.  Mas em locais externos, a medição automática de ISO se mostrou ineficiente e as imagens ficaram com iluminação ruim, o que prejudicou toda a composição da cena. 

Foto por: INFOlab

Foto por: INFOlab

Foto por: INFOlab

Foto por: INFOlab

Foto por: INFOlab

Foto por: INFOlab

 
Há também uma série de recursos de imagem no software da câmera. É possível, por exemplo, gravar vídeos em uma alta taxa de quadros e depois aplicar efeitos em câmera lenta. O smartphone tem um modo manual para quem entende sobre a técnica de fotografia e também um modo pronto de realidade aumentada, que pode colocar dinossauros ou peixes  virtuais na sua foto. 

A câmera frontal registra imagens de 5 MP e conta com uma série de efeitos para as suas selfies. Ela pode te dar um visual mais bronzeado, uma pele mais macia e até uma maquiagem. 

Os demais modos de fotografia disponíveis na câmera principal também funcionam na câmera frontal. 

Configuração 

O Xperia Z5 Premium tem um processador Qualcomm Snapdragon 810, aliado a 3 GB de RAM e 32 GB de armazenamento interno (há suporte para microSD). Esse conjunto não é o mais potente do mercado atualmente, uma vez que o Snapdragon 820 já chegou às prateleiras em alguns mercados.  

Ainda assim, a performance do smartphone da Sony não decepciona no dia a dia. Ele é capaz de executar todas as tarefas corriqueiras sem apresentar efeitos de gargalos de processamento, os famosos travamentos. 

Nos benchmarks, o gadget se saiu muito bem e esses resultados refletem a realidade de uso.

AnTuTu (em pontos) Barras maiores indicam melhor desempenho
Z5 Premium 73159
Moto X Force 75272
Basemark OS II (em pontos) Barras maiores indicam melhor desempenho
Z5 Premium 1299
Moto X Force 1161
Vellamo (em pontos) Barras maiores indicam melhor desempenho
Z5 Premium 3835
Moto X Force 3817
Geekbench (em pontos) Barras maiores indicam melhor desempenho
Z5 Premium 3639
Moto X Force 2289

Bateria 

A duração da bateria do Z5 Premium sofreu um claro impacto por conta da sua tela 4K. Com isso, não foi possível para ele atingir a mesma média de tempo no teste do INFOlab do que produtos como o Galaxy S6 ou o Moto X Force.  
O produto da Sony aguentou por 7 horas e 40 minutos o teste de uso intenso. Por isso, se você usar muito o celular no dia a dia, é melhor ter um carregador ou uma bateria portátil sempre com você. 
 
Vale a pena? 

O preço do Xperia Z5 Premium é alto, como é de se esperar de um produto sem igual no mercado. Ele tem preço sugerido de 4.600 reais, o que é mais do que todos os smartphones Android à venda no Brasil. Por isso, escolhê-lo é uma opção de orçamento. Ele é um produto pioneiro, mas seu recurso exclusivo não é essencial no uso diário e um gadget com tela Quad HD e recursos similares pode sair mais barato. Claro que quem optar pagar o preço do Z5 Premium não deve se decepcionar, uma vez que o consumidor terá a tela 4K de boa qualidade pela qual escolheu pagar. 

Ficha técnica

Sistema operacional Android 5.1 Lollipop
Chipset Qualcomm MSM8994 Snapdragon 810
CPU Quad-core 1.5 GHz Cortex-A53 e Quad-core 2.0 GHz Cortex-A57
GPU Adreno 430
RAM 3 GB
Armazenamento 32 GB + microSD de até 200 GB
Conexões 4G, Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac, dual-band, Wi-Fi Direct, DLNA, hotspot, Bluetooth 4.1, NFC
Tela 5,5” (2.160 x 3.840 pixels)
Peso 180 g
Bateria 3.430 mAh
Câmeras 23 MP e 5 MP

Avaliação técnica

Prós Tela 4K, bom design e configuração potente
Contras Câmera poderia medir luz de maneira mais inteligente e bateria tem autonomia abaixo da média
Conclusão Smartphone indicado para quem precisa de um display 4K sempre à mão. Ele não trava com facilidade e é um bom produto, em linhas gerais.
Configuração 8,7
Usabilidade 8,8
Foto 8,5
Bateria 7,8
Design 9,0
Média 8.5
Preço R4 4.600

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s