Yamaha cria incrível robô motociclista; veja vídeo

No futuro, o MotoBot poderá inclinar a moto, fazer manobras de slalon e até escolher o melhor traçado em uma pista

São Paulo – Uma das atrações mais inusitadas do último Salão de Tóquio 2015 foi um robô apresentado pela Yamaha. O MotoBot é um robô com forma de humano capaz de pilotar motos – no vídeo de apresentação ele fala que nasceu para superar ninguém menos que o piloto Valentino Rossi, nove vezes campeão do MotoGP.

O objetivo da Yamaha não é construir um robô que leve as pessoas para passear sobre duas rodas e nem usar as habilidades dele para produzir uma moto autônoma.

O MotoBot é uma ferramenta de trabalho da empresa que, com esse recurso, espera poder desenvolver novos equipamentos sem precisar arriscar a vida de pilotos profissionais em manobras arriscadas.

O Motobot ainda está em fase de desenvolvimento. Atualmente ele só consegue andar em linha reta – embora consiga repetir as manobras com bastante precisão, o que é importante para a correção dos ensaios da engenharia.

No futuro, porém, o MotoBot poderá inclinar a moto, fazer manobras de slalon e até escolher o melhor traçado em uma pista, para buscar os tempos de volta.

Para isso, além dos seis atuadores que possui (para movimentar o guidão, acelerar, acionar embreagem, freio dianteiro e traseiro e trocar de marcha) ele vai ganhar sensores e antenas de GPS, para se orientar e reconhecer as reações da moto, segundo a Yamaha.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s